Um Desafio chamado Boot Camp

Carla Marú • 21 de maio de 2024

Um Desafio chamado Boot Camp


Quando falamos em sair da zona de conforto, a maioria das pessoas fica confusa de o porquê o fazer, se normalmente é na zona de conforto que se está tão bem, é sossegado, é confortável, qual a necessidade de sair de lá?


É exatamente por isso, por ser confortável demais, por ser sossegado demais, por não se passar absolutamente nada, e porque as melhores coisas estão fora da zona de conforto, que devemos sair.


Quando fui desafiada pela primeira vez pela Instrutora de Fitbrasil, já lá vão dois anos, pensei: a instrutora deve estar doida, eu não consigo fazer nada disso, (tinha a consciência do que ia fazer, porque conheço a linguagem e como andei nos escuteiros, não era difícil imaginar), mas a Olívia Santos disse-me duas coisas:


1ª – “O ano passado foi uma aluna mais velha que a Carla” (ponto frágil 1 – se há pessoas mais velhas a conseguir em principio também devia conseguir), claro que não fiquei convencida, nesta altura estava muito mais pesada, do que estou agora, com pouco treino muscular e pouca resistência física.


2ª – a seguir: “faz o que conseguir da forma que conseguir”, sharan, estas sim foram as palavras mágicas, :D, tentar o que puder, para quem não imagina isto é a mesma coisa que dizer vais até ao fim, mas a ação passou a estar no meu controlo. Boa estratégia!


3ª – razão foi ter puxado uma amiga destas vidas fitness e ela não ter recusado, o pessoal poderia dizer que não, mas a Paulinha é maravilhosa, não sabia para onde iria, mas confiou em mim, por isso, se é para ir vamos. Como é evidente, não podia dar a parte fraca e fomos as duas.


No meu interior só pensava, será uma oportunidade para te voltares a sentir – “Viva”, sem medos de falhar, sem medos de não conseguir, sem medos de não fazer perfeito, sem medos de me sentir um fardo pesado.


Lá vamos nós, 10 setembro 2022, para a praia de Matosinhos, bem-dispostas e cheias borboletas no estômago.


Lado menos Bom: senti músculos onde pensei que não tinha, e durante alguns dias senti o meu corpo bem - Vivo! :D


Lado Bom: percebi que tinha quebrado uma das minhas crenças mais recentes, reforçadas pela pandemia e, principalmente, depois de ter deixado os escuteiros por limitação na mobilidade e resistência.


…uma nota em off record: Sentir que seria eu a limitar o crescimento dos outros por não estar na melhor forma física, por não ter resistência e ter medo de ultrapassar os meus limites, foi um dos motivos da minha saída dos escuteiros, o outro motivo precisava de crescer, e crescer muito.

Foi o que aconteceu…


A partir desta quebra, deste primeiro passo de confiança em mim, apaixonei-me pelo desenvolvimento pessoal ao ponto de tirar a formação de coach, e movida por esta onda de crescimento e de desafio: foi em fev de 2023 que me inscrevi para ir a Fátima à pé! (era um desejo antigo de fazer o percurso, mas sempre tive receio de não aguentar), as condições físicas não eram as melhores, estava com muito peso, mas precisava de avançar nesta aventura de crescimento espiritual e de doação, foi uma experiência fabulosa e maravilhosa que aconselho a toda a gente a fazer pelo menos 1 vez na vida.


Nada se consegue sem bons desafios e sem Fé… foi a Fé que me moveu a fazer esta caminhada!


Mas os desafios não acabaram por aqui…


Voltando ao Boot Camp, desta vez a segunda edição, passada uma semana da ida à pé a Fátima, no dia 20 de maio 2023, além da Paula ainda levamos mais amigas fitness: Carla e a Catarina. Como é evidente ainda não estava bem da caminhada, só fiz uma pequena parte e fiquei a dar apoio moral!


Mas fiquei com o bichinho de voltar…


Sim, este ano teria de repetir a experiência de voltar a fazer o Boot Camp todo. No dia 18 de maio de 2024 voltei a repetir! Esta experiência vale pelo desconforto, por obrigar-nos a sair da zona de conforto, sobretudo quando está frio e chuva! Nada vale mais do que o calor que se sente das pessoas que participam e apoiam, isto vale muito, as pessoas tornam-se mais empáticas porque todos sabem o que custa, por isso ajudar é muito fácil, compreender é muito fácil, incentivar torna-se obrigatório.


Interiormente sentimos que fazemos parte de um grande projeto, sentimos integrados e as pessoas compreendem-se porque sabem qual a dor e o esforço que é necessário para chegar ao fim desta experiencia. Claro que neste também levamos mais pessoas connosco: Joana e a Mónica.


Prepara-te no próximo irei convidar-te também a ires!


Estas atividades ajudam a fomentar o espirito de equipa, interajuda, empatia com as dificuldades do outro, a dar incentivo ao outro, e a proporcionar que o meu sucesso também seja o sucesso do outro. Quando temos alguém que nos inspira e ajuda a crescer, só podemos crescer também. Obrigada a Olívia Santos, a “Chefe”! e a todo o grupo: Team croquete!

Lanço-te agora a ti dois desafios:

1º - Agora imaginem estas atividades com desafios de desenvolvimento pessoal, umas trilhas, com objetivos, por exemplo: trilha das crenças, a trilha do espirito de equipa, imagina esta parceria, a minha cabeça já a fervilhar com ideias fixes!


Aguardo pelo teu desafio em organizar uma trilha!



2º - Não faltes ao próximo Boot Camp! Em 2025 conto contigo!


Segue a pagina desta guerreira: @olivia.s.santos


Sair da zona de conforto e perceberes que afinal o conforto é mesmo no desconforto, é fantástico!

Traz felicidade para a tua vida!

Partilhar

Por Carla Marú 26 de junho de 2024
os 5 tipos de Autocuidado
Por Carla Marú 26 de junho de 2024
Autocuidado - Quando pensamos em cuidar de nós próprios
Mais Posts