Inteligência emocional vs Inteligência do EU Gerir emoções

Carla Marú • 22 de fevereiro de 2023

Inteligência de Gerir EU (emoções)


Aprendizagem que adquirimos quando vamos a eventos de Alta Performance, por Carla Marú

 

No sábado dia 18fev2023 participei como coach de Alta Performance no evento da nossa mentora Susana Torres, onde um dos seus convidados foi o Augusto Cury (psiquiatra, professor e escritor brasileiro).

Na sua apresentação evidenciou a importância de dar o nome correto as coisas, neste aspeto concordo com ele. Fala-se muito em inteligência emocional, mas a emoção não é Auto-consciente, autogerida ou racional, por isso não existe Inteligência na emoção, a inteligência está associada ao EU, é a pessoa – o EU, que tem de gerir emoções.


Isto quer dizer que temos de ser capazes de sentir, compreender, aprender a interpretar o que pertence a esfera do emocional e do mental. Pois, a nossa mente é maravilhosa, arranja problemas onde não existem e amplifica o que não é problema só para termos um.

Acabamos por deixar que as emoções façam a gestão da nossa vida e perdemos o controlo dela, ao ponto de sofrermos sem motivo, só porque deixamos a nossa cabeça dominar-se pelas emoções.


Um exemplo:

  • Pensamos no passado e nos deixarmos ficar lá - sofremos uma depressão
  • Pensarmos demasiado no futuro, que ainda não aconteceu, que ainda não sabemos como vai ser – ficamos ansiosos
  • Pensamos demasiado no presente, no que não conseguimos acabar, nas inúmeras tarefas que temos, nas solicitações - sofremos de stress


E algures no meio deste caos esquecemo-nos se ser o ATOR principal ou até mesmo o AUTOR da nossa história. É urgente pensarmos em nós, passarmos a ser o Autor verdadeiro da nossa história, apreciarmos a beleza da nossa vida, da nossa existência, do grande papel que temos na vida dos outros e na nossa.


A pergunta que surge é como gerimos então as emoções?

Não é fácil, mas temos de ser policias de nós próprios, vigilantes dos pensamentos que não nos acrescentam, que não nos levam a alcançar os nossos objetivos. Quando começamos a procrastinar ou a ter pensamentos negativos temos de ser rápidos a corrigir e alterar esse pensamento:

  • em vez do “problema” temos um “desafio”
  • em vez do “não consigo” temos “vou conseguir”, “ainda não, mas estou perto”
  • em vez “desisto” temos “vou arranjar uma solução”


Temos de intervir, interferir, mudar, retirar o “lixo mental” e desenvolvermos uma capacidade mental de tal forma que seja capaz de discernir, criticar, avaliar o que estamos a pensar no momento, a assumirmos de uma vez por todas a nossa vida, gerirmos as nossas emoções de forma a sermos os Autores.


O ser Humano precisa de aprender a “desenvolver uma mente Livre, que se autodefende, consegue contemplar o Belo, capaz de admirar nas pequenas coisas um espetáculo”. Seja um enamorado pela vida!


“Ser Humano tem de estar em construção, ser um eterno aprendiz, estar em crescimento constante, isto é, SER um EU EVOLUTIVO”, em evolução. 

 

Lembrem-se uma mente “vazia é uma terra de ninguém” sem emoção, sem conteúdo, sem história…

 

Frases de Augusto Cury sobre Gestão da Emoção

“Administrar a emoção é ser livre no único lugar em que não podemos ser prisioneiros: dentro de nós mesmos.”

 “Os pensamentos são os trilhos das emoções. Só você pode construir esse caminho e se tornar o protagonista da sua própria história.”

“Respeite seus próprios limites. Quando estiver irritado e ansioso, ame o silêncio. No primeiro minuto de tensão produzimos nossos maiores erros.”

 “Quem é impulsivo ou reage sem pensar acaba destruindo seus melhores relacionamentos. Pense antes de reagir.”

 

Ao investigar um pouco mais sobre o Autor partilho um projeto interessante que poderá ser útil a alguém:

Você é insubstituível (voceeinsubstituivel.com.br)

É um programa gratuito de prevenção ao suicídio e transtornos emocionais

Sobre o programa

O relógio não está a nosso favor. Infelizmente, a cada 40 segundos, uma pessoa suicida-se no mundo. Estamos diante da maior epidemia de todos os tempos.
 
O que grande parte dessas pessoas não sabem - porque não aprenderam – é que com as ferramentas certas de gestão da emoção, elas podem reeditar seus traumas do passado, construir “novos futuros” e conquistar uma vida mais leve, saudável e livre.
 
Este programa é nossa contribuição para o mundo.

"Você pode e deve escrever os capítulos mais importantes da sua história nos momentos mais difíceis da sua vida." - Augusto Cury


Partilhar

Por Carla Marú 26 de junho de 2024
os 5 tipos de Autocuidado
Por Carla Marú 26 de junho de 2024
Autocuidado - Quando pensamos em cuidar de nós próprios
Mais Posts