Produtividade vs Tempo de Qualidade
Hábito da Produtividade em Alta Performance

A produtividade é outro dos temas com os quais me identifico bastante. Há tempos li uma postagem no linkedin de alguém a listar uma série de eventos: meditar, praticar desporto, ler, fazer ioga, caminhar, sair com os filhos, cuidar-se, etc e no final concluía que não tinha tempo para fazer uma conclusão, como é evidente senão alteramos as nossas rotinas e não criamos novos hábitos, não saímos do “habitual”, claro que não conseguimos implementar nada nem ganhar tempo com qualidade.
Questiono-vos: afinal de contas o que é tempo? Como ter tempo com qualidade? Como a produtividade está relacionada com o tempo?
Antes da pandemia vivíamos tempos frenéticos e em contagem exponencial, não tínhamos tempo para nada nem para pensar, chegou a pandemia, sobrou tempo, tínhamos tempo demais para entrar em colapso mental. Mas afinal de contas o que se passou?
Simples, antes da pandemia vivíamos em função do trabalho, pós pandemia, fez-nos ponderar a importância da Vida, das pessoas que amamos e a fugacidade do tempo. O tempo é curto, não temos assim tanto poder sobre ele. Falamos sempre que não temos tempo, mas a questão é que ele é igual, quer dizer, exatamente igual para todos, o que fazemos com ele difere uns dos outros.
Esta pausa obrigou-nos a pensar numa perspetiva diferente de ver a Vida, como também, a importância que ela tem para cada um. Tornou evidente que devemos respeitar-nos mais, amarmo-nos e cuidarmos mais dos outros que estão a nossa volta. A vida passou a ter um sentido diferente. Foi necessário reorganizar prioridades, questionar o que andamos a fazer com ela, qual o verdadeiro sentido que ela tem.
Não foi por acaso que se começaram a falar das doenças mentais, bournout, das depressões, esgotamentos, de sentir um vazio, dos estilos de vida, da alimentação, do desenvolvimento pessoal, da prática de exercício físico. A questão que deves colocar-te é se: Vives ou apenas sobrevives?
Porque a produtividade está relacionada com a gestão do tempo? Em primeiro lugar não se deveria dizer Gestão do Tempo, porque de fato ele não é gerido, isto é, são sempre 24h, o que gerimos é a forma como ocupamos essas horas. Daí, a produtividade estar relacionada com a forma como gerimos as tarefas no tempo que dispomos. Para conseguir isso, é necessário impor regras, ajustar e mudar comportamentos, atribuir e gerir prioridades.
Como implementar a Alta Performance? Na Alta Performance aprendemos ferramentas que ajudam a gerir as tarefas. Nomeadamente estabelecer as seguintes rotinas:
- Estabelecer prioridades
(o que realmente é importante e leva a alcançar os resultados estabelecidos, sem gastar “tempo” no que é desnecessário)
- Trabalhar naquilo que é importante
(a única coisa realmente importante e que vale a pena gastar tempo porque vamos alcançar resultados)
- Manter-me focado
(se sei o que realmente preciso de fazer, até quando e como, permite manter-me focado e disciplinado na única coisa – como diz o ditado: “vai lá e faz”)
- Evitar distrações
(sim, eu sei, é o mais difícil de combater, o truque é estabelecer ritmos de trabalho, e tempos curtos para te distraíres, se controlares com cronometro o tempo de distração, vais conseguir diminuir. Isto acontece por dois motivos: não gostamos da tarefa porque é chata ou demasiado complexa. Então, estabelecemos blocos de tempo).
Outro fator da produtividade é a motivação, isso só conseguimos se realmente o que queremos faz sentido para nós. Nesse sentido se queremos visualizar um plano mais amplo é importante que ele traga felicidade, proporcione ser e estar feliz. Se fazemos uma coisa que gostamos conseguimos trabalhar sem estar em esforço, sentimos mais confiantes, mais bem-sucedidos, tornamo-nos mais produtivos.
Não é por acaso que as organizações querem líderes com alta performance porque são mais focados, gerem bem as tarefas, são mais bem-sucedidos a concluir projetos, menos sobrecarregados, trabalham mais nos seus objetivos, maior sensação de alegria e camaradagem.
Como podemos ser mais produtivos?
Todos os hábitos que tenho abordado até agora ajudam a ser mais produtivos. Ter Clareza, Ter energia: dormir bem, comer bem, fazer exercício, Ter emoções positivas. Além de definir objetivos, ter foco e disciplina. Criar novas rotinas e adquirir novos hábitos.
Outra coisa importante, principalmente para os multitarefas ou workolic, as tarefas devem ser feitas, uma após a outra e não ao mesmo tempo. Uma tarefa de cada vez. Desta forma concentramos a energia necessária para aquela tarefa, sem desperdiçamos mais do que o necessário.
Como ter tempo de qualidade?
Quando conseguimos o Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho!
“uma das formas mais comuns de a pessoa moderna se enganar a si própria é manter-se sempre ocupada” Daniel Putnam
Só não é possível se: não acreditar que consegue ou colocar a fasquia muito elevada.
Só não conseguimos porque nos limitamos a nós próprios através das nossas crenças.
Se não se focar com a mesma atenção, consistência e foco em equilibrar ambos os lados, então é difícil. Analisando a causa do problema, vamos a origem do equilíbrio, se assumir que é o mesmo número de horas, então aí estamos a cometer o primeiro erro. Em vez de colocar uma Expetativa QUANTITATIVA, o que se pretende é uma expetativa QUALITATIVA – o equilíbrio deve ser em termos de qualidade e não em quantidade.
Como intensificar esses momentos é estando presente – viver com intensidade o momento, o Agora – aproveitar ao máximo, por isso o equilíbrio deve ser no progresso e desenvolvimento das outras áreas da nossa vida, além da profissional. Trazendo para nós a felicidade que sentimos ao estarmos a vivenciar essas outras áreas e a evoluir como pessoas completas.
Como podemos fazê-lo?
Organizando de forma intencional!
Que áreas vamos contemplar: saúde, família, amigos, relacionamentos íntimos, missão / trabalho, finanças, aventura, hobby, espiritualidade e emocional!
no domingo desafio a fazeres o teu plano! faz uma avaliação de 1 a 10 de como foi a semana anterior e como queres que seja a próxima – atribuir intenção, estabelece horas para cada coisa.
Ao fazeres este exercício todas as semanas, sentes mais controlo na tua vida, permite-te fazer ajustes, permite-te encontrar mais equilíbrio de forma qualitativa.
Aproveite para respirar fundo, cria a tua lista de rotinas obrigatórias diárias, traz felicidade para a tua vida.
Lembra-te: apenas “adie para amanhã o que estaria disposto a morrer sem ter feito“ (Pablo picasso)
A vida é curta só temos o tempo necessário para deixar uma marca!